Bike Fitting Shimano
O Bike Fit é ajuste da bicicleta ao ciclista e, definições à parte, uma certeza que rege a ciência do Bike Fit é: quanto melhor o bike fit, melhor será sua experiência na bicicleta.
O método da Bikefitting.com é composto de 3 estágios que funcionam de forma complementar, garantindo ao ciclista (e ao profissional de bike fit), mais informações, além dos dados relativos à medição do ciclista, para aperfeiçoarem sua postura na bicicleta, a performance na pedalada e a experiência total na bicicleta.
O processo do Bikefitting.com começa com uma cuidadosa avaliação do ciclista, que inclui uma entrevista prévia, uma rigorosa tomada das medidas corporais do ciclista e uma análise de sua flexibilidade entre outros pontos.
Faz parte do processo, uma minuciosa medição à laser de sua bicicleta. Para isso, ela será colocada em um gabarito onde todas as medidas do seu equipamento serão registradas para posterior comparação e adaptação.
Batizado de Bike Adjuster, o sistema é todo computadorizado, automático e registra as medidas da bike em um plano cartesiano, onde o X é o valor horizontal e o Y, vertical. Este passo, porém, não é obrigatório, já que a mesma ferramenta será utilizada para transferir os dados colhidos no bikefitting para sua bicicleta.
O estágio 1, ou bike fit estático, aposta em avançados instrumentos de medição corporal e num grande banco de dados para posicionar o ciclista sobre a bicicleta. Além disso, ele é o ponto de partida para os outros dois estágios, já que é nele que o taco será posicionado na sapatilha e a flexibilidade do ciclista será testada.
Com o ciclista posicionado na ferramenta torre de medição (usada para tomar as medidas do ciclista), são avaliados o “cavalo” altura do solo até o ponto de contato do selim, tamanho do tronco, tamanho dos braços, largura do ombro e tamanho dos pés. A medição dos ísquios também pode ser feita com uma ferramenta semelhante a uma almofada e outros detalhes como o formato do pé e a inclinação dos joelho também são verificados.
Além disso, é utilizado um gabarito para posicionar perfeitamente o taco na sapatilha "Para achar o ponto ideal, nós localizamos a articulação entre a falange e o metatarso. Depois nós marcamos isso no pé e transferimos a medição para a sapatilha com o gabarito, obtendo um posicionamento correto para o taco"
Depois, todos os valores vão para um banco de dados e é aí que o sistema Bikefitting realmente se diferencia de um bike fit virtual de internet, já que este banco de dados leva em conta geometrias de diferentes quadros de marcas de bicicletas importadas e nacionais, alturas de diferentes pedais, taquinhos e outros dados que permitem que o sistema faça sugestões muito mais precisas.